segunda-feira, 13 de julho de 2009

CUIDADO COM AS AREIAS DAS PRAIAS

DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO.
Estudo é do Instituto de Pesquisas Biomédicas da Gama Filho.
No Leme, há 100 vezes mais coliformes do que o tolerável.
Banhistas e crianças que frequentam as areias de praças e praias da Zona Sul no Rio correm risco de contrair doenças infecciosas. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Biomédicas da Universidade Gama Filho identificou um nível de bactérias, fungos e parasitas intestinais até 100 vezes maior do que o tolerado.
De acordo com a pesquisa, os fungos encontrados são provenientes de material orgânico (fezes ou esgoto) de origem humana e animal e pode causar diversos tipos de doença.
Enquanto o padrão recomenda até 400 coliformes fecais e 1000 fungos em 50 gramas de areia, nas areias da praia do Leme foram encontrados 44 mil coliformes e 5 mil fungos.
Na praia do Leblon, próximo ao Baixo Bebê, foram identificados 5 mil fungos e 920 coliformes em 50 gramas de areia. E na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, foram encontrados 5 mil fungos e 9,6 mil coliformes fecais.
De acordo com o estudo, cuja pesquisa de campo foi feita no mês passado, o grande alvo dessas contaminações são as crianças, já que muitas vezes elas não têm a imunidade do corpo bem desenvolvida.
FONTE: G1 GLOBO.COM

Nenhum comentário: