sábado, 13 de junho de 2009

DARWIN - ENTENDA A SUA TEORIA

EVOLUÇÃO

A idéia que revolucionou o sentido da vida.

Ao afirmar que todos os seres vivos descendem de um mesmo ancestral comum e que a vida na Terra surgiu há milhões de anos, Charles Darwin lançou as bases da Biologia moderna e mudou nossa forma de ver o mundo.
“É bastante concebível que um naturalista, refletindo sobre as afinidades mútuas dos seres orgânicos, suas relações embrionárias, sua distribuição geográfica, sucessão geológica e outros fatos similares, chegasse a conclusão de que cada espécie não fora criada independentemente , mas se originara de outra espécie.” Assim,
Charles Darwin (1809-1882) mostrou, na introdução de A Origem das Espécies, o raciocínio que levou a formular a Teoria da Evolução por meio da Seleção Natural.
Segundo a teoria de Darwin, tanto os organismos vivos como os que encontrou fossilizados se originavam de um único ancestral comum e se transformavam ao longo do tempo. Semelhante a uma bactéria, esse primeiro ser vivo sofreu modificações até gerar toda a variedade de animais e plantas do planeta ao longo de milhões de anos, por um processo que continua ativo a Seleção Natural, onde os seres vivos que receberam características adaptativas sobrevivem e transferem aos seus descendentes, garantindo assim a perpetuação da espécie.
Assim o homem deixou de ser visto como um animal especial e mais evoluído para ser encarado como mais um ramo da grande árvore da vida. “Somos todos seres aparentados e em evolução, e cada população apresenta as características necessárias para se adaptarem às condições do ambiente.”
Com isso a Biologia desmentiu a natureza especial do homem e o relegou à posição de mero descendente animal. Através dos fósseis conseguimos mostrar como as incontáveis espécies foram modificadas. Darwin também se valeu de Thomas Malthus (1766-1834), especialista em economia política, em sua obra Ensaio sobre a População (1798), o autor argumenta que o contingente humano pode exceder o suprimento de alimentos e a competição por comida ou espaço controla a expansão das populações. Darwin projetou esse pensamento para o seu trabalho e inferiu que a competição leva à dispersão de traços vantajosos, pois organismos mais adaptados sobrevivem e geram mais descendentes. Saem-se melhor os que têm mais capacidade de obter recursos e esses são os que deixam mais filhos, que vão transmitir essa vantagem às gerações futuras. É um erro pensar que as espécies se adaptam ao ambiente. Os animais adaptados são os que herdaram características que garantem a sobrevivência.
Com base nesses três conceitos (diversidade, tempo geológico e seleção natural), Darwin conseguiu provar que as populações de seres vivos estão em constante transformação. De um início tão simples, infinitas formas continuam evoluindo.
No censo comum, muitas vezes o termo “teoria” é usado como sinônimo de achismo. Mas em ciência ele significa a síntese de um vasto campo de conhecimentos formado por hipóteses testadas e comprovadas por leis e fatos científicos. A ciência busca a verdade. As novas teorias deixaram claro que o estudo das partes e insuficiente, razão pela qual é preciso inter-relacionar diferentes formas de ver o mundo para poder construir um conhecimento do todo. O mundo passou a ser visto como uma rede, com múltiplas conexões e um fluxo de energia em constante transformação. Para fundamentar sua Teoria da Evolução Charles Darwin alinhou conhecimentos de Geologia, Biologia e Economia e mostrou que é preciso integrá-los para entender a natureza.
FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA DE ABRIL/2009 - ED. ABRIL

Nenhum comentário: